A principal função de uma bateria é colocar o motor principal em funcionamento. Depois de ligado, o alternador é responsável por repor essa energia e alimentar os diversos sistemas do veículo.
Nesse momento a bateria funciona apenas como um estabilizador da tensão. Sim, mesmo o alternador possuindo um regulador de tensão, é a bateria que estabiliza a tensão. Por esse motivo, não devemos, em hipótese alguma, trocar a bateria ou desligar seus cabos, com o motor funcionando, sob pena de gerar um pico de tensão e danificar as unidades eletrônicas do veículo. Além disso:
Mantenha a originalidade do sistema elétrico do veículo. Não instale acessórios não homologados e confie a manutenção da parte elétrica apenas a profissionais gabaritados.
Em veículos 24V (caminhões) instale apenas acessórios 12V através de um transformador. Não instale acessórios 12V ligados em apenas uma das baterias. Isso vai desequilibrar a recarga de bateria pelo alternador e danificar rapidamente uma das baterias.
Examine periodicamente os terminais da bateria. Eles devem estar limpos, para isso, aplique um spray anticorrosivo ou vaselina (nunca graxa) para protegê-los. Caso os terminais da bateria ou os cabos do veículo apresentem zinabre, limpe-os com água quente e bicarbonato de sódio.
Quando substituir uma bateria, instale outra bateria de mesma capacidade.
Verifique, periodicamente, a fixação da bateria. A bateria deve estar firme e sem movimentos.
A caixa da bateria precisa estar limpa e seca. A umidade provoca descarga da bateria e consequente redução de sua vida útil.
Cheque se a caixa da bateria esta deformada ou "inchada". As baterias inchadas indicam sobrecarga, mal uso ou defeito no sistema de carga. Consulte seu auto elétrico imediatamente
A tensão da bateria deve ser de 12V a 12.8V. Abaixo de 12V, recarregue a bateria em caso de veículos sem uso por muito tempo, cheque o sistema elétrico quanto a consumos elétricos e o alternador. Acima de 12.8V, pode indicar defeito no regulador de tensão. Em ambos casos, consulte seu auto elétrico.
Baterias ventiladas devem ter o nível da solução verificado a cada 3 meses. No verão, verifique mensalmente. Quando necessário abastece-la, utilize somente água destilada. Jamais utilize soluções prontas encontradas em postos ou auto peças. Elas contém ácido e irão alterar a densidade da solução da bateria, reduzindo sua vida útil. Lembre-se que somente a água da bateria evapora! O ácido permanece nas placas. O nível da solução deve ficar de 1mm a 2mm acima das placas.
Veículos que ficam muito tempo parado devem ter sua bateria removida e guardada em local seco e ventilado. Mensalmente, aplicar uma carga lenta (12 horas) de 10% da capacidade da bateria. Serviço disponibilizado pela Baterias Cardoso, consulte.